Livro – O Herói Perdido

Desde 2009 nos EUA e 2010 no Brasil que não tínhamos muitas notícias do Acampamento Meio-Sangue. Com uma nova profecia revelada em o Último Olimpiano, claro que esperávamos ansiosos por novas aventuras dos nossos semideuses favoritos e claro que Rick Riordan não decepcionou e logo lançou a nova série Os Heróis do Olimpo.

O Herói Perdido, primeiro livro dessa série, conta com três personagens principais como foco da história: Jason, Piper e Leo. A narração, em terceira pessoa, se intercala entre eles (e parece que continuará assim nos próximos livros da série), fazendo com que conheçamos melhor os personagens. Estes três novos semideuses parecem ser melhores amigos desde o começo do livro, mas esse elo entre eles é colocado em dúvida durante todo o livro pelos mais diversos motivos – seja por causa da Névoa, alguma ação louca de um dos deuses ou até mesmo por causa de conflitos pessoais que assombram esses semideuses.

Para começar, Jason não tem memória e o trio descobre que eles estão sendo caçados por Ventis (um dos monstros da Mitologia Grega, relacionados ao vento). Ao batalhar contra os Ventis, eles descobrem que o professor que os acompanha a uma excursão ao Gran Canyon é um sátiro protetor, que eles são semideuses e que uma missão de resgate veio do Acampamento Meio-Sangue para salvá-los e para procurar um quarto semideus: PERCY JACKSON! (Juro que meu coração parou quando descobri que o herói perdido do título do livro era o Percy! E isso acontece logo nas primeiras páginas!).

De qualquer maneira, os três semideuses descobrem no Acampamento Meio-Sangue quem são seus pais, e descobrem ainda que possuem uma jornada pela frente que deve conectá-los com a profecia de O Último Olimpiano. E vale mencionar que essa jornada envolve resgatar a deusa mais simpática de todas (cof cof), Hera e a descoberta de uma nova grande inimiga: Gaia. E o melhor ainda está por vir: essa nova série relaciona mitologia grega e romana – que sempre foram consideradas semelhantes. Ou seja, conseguimos aprender mais um pouquinho sobre essas mitologias com o autor.

Para quem estava com saudades do humor irônico, mas agradável de Rick Riordan, não precisa mais ficar com saudades. Esses novos heróis prometem nos conquistar tanto quando Percy Jackson e seus amigos, com piadas que deixam a leitura mais leve e sempre divertida. Gosto muito do Leo, pois ele é simpático, leal a seus amigos e ainda por cima tem aquele jeito meio desligado que nos faz torcer para que tudo dê certo para ele. Só não acho que ele supere Tyson na minha lista de favoritos!

O livro é infanto-juvenil sim, mas é tão envolvente que conquista mesmo seus leitores mais adultos. Claro que o O Herói Perdido decepciona um pouco quem já esperava as mesmas emoções dos últimos livros da série Percy Jackson e os Olimpianos e até estranha a mudança do foco da história entre os três personagens. Acredito que, por mais que o ambiente e alguns personagens sejam familiares, a série Os Heróis do Olimpo tem muito o que introduzir antes de nos deixar sem fôlego. Resta aguardar os próximos volumes: Rick Riordan já finalizou o livro The Son of Neptune, que será lançado nos EUA no dia 4 de outubro e deve contar mais sobre Percy e outros semideuses que estão relacionados com a profecia. Tudo bem que eu sou um pouco suspeita, porque Percy Jackson e os Olimpianos é uma das minhas séries favoritas… mas The Sono f Neptune (O Filho de Netuno) já ta na minha lista!

2 comentários sobre “Livro – O Herói Perdido

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s