Quadrinhos – Turma da Mônica Jovem

Desde que aprendi a ler, um dos meus passatempos favoritos era folhear as páginas dos quadrinhos da Turma da Mônica, do autor Maurício de Souza. As histórias do autor sempre tiveram conteúdo para conscientizar, com um humor inteligente e que acredita na capacidade das crianças.

Eu acompanhei o lançamento dos quadrinhos da Turma da Mônica Jovem em um Anime Friends (SP) há alguns anos (acho que foi em 2009), mas nunca tive curiosidade de verdade para ler.

Alguns anos depois e uns 45 volumes dos quadrinhos lançados, tomei vergonha na cara e decidi descobrir o que aconteceu com a turminha depois que eles se tornaram adolescentes.

Cada volume tem uma história completa ou parte de uma história sobre a turminha (diferente das revistinhas que tem sempre mais de uma história). Existe uma certa continuidade nas historinhas, mas folheando vários volumes, vi que dá para ler uma história completa sem precisar ler as outras anteriores.

Comprei durante a Bienal do Livro de Minas, 4 revistinhas da Turma da Mônica Jovem (volumes 21,22,23 e 24), que foram os que mais me chamaram a atenção. Os volumes 21 e 22 fazem uma paródia da história de Alice no País das Maravilhas e os volumes 23 e 24 fazem uma paródia ao anime/mangá Death Note.  A primeira leva a turminha ao país das Maravilhas para resgatar Marina (de todos os personagens, é a que ficou mais linda na versão mangá), que é pega pela Rainha de Copas, pois acreditam que a mãe de Marina (chamada Alice) é a Alice que fugiu do julgamento no país das Maravilhas. A segunda história fala do Caderno do Riso, um caderno que causa ataque de risos em pessoas cujo nome foi escrito no caderno.

Mesmo sendo uma revista no estilo mangá, a história é contada no formato Brasileiro – ninguém terá que ler de trás para frente.

Devo admitir que gostei bastante! As histórias ainda mantém um humor típico da Turma da Mônica (ri muito com o Caderno do Riso), com piadas bem legais e ainda assim inteligentes. Mesmo mudando um pouco o ambiente (agora as historinhas passam mais na escola da turma), tudo conserva um pouco da familiaridade das revistinhas e de quando a turma era mais nova.

Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali

Os personagens mudaram um pouco e ao mesmo tempo não mudaram: alguns estão visualmente diferentes, alguns mudaram um pouco os hábitos (Magali vive uma fase de comidas naturais, Cebolinha fez aula de dicção para evitar trocar o R pelo L, Cascão toma banhos esporádicos e Mônica tenta controlar seu temperamento, mesmo recorrendo ao Sansão uma vez ou outra). Os casaizinhos continuam os mesmos e finalmente Mônica e Cebolinha assumem que gostam realmente um do outro.

Em cima, da esquerda: Cascuda, Carminha Fru Fru, Cascão, Denise, Xaveco, Quinzinho e Nimbus.
Em baixo, da esquerda: Marina, Mônica, Magali e Do Contra

Maria Cebolinha e Mãe do Cebolinha

Louco

Franjinha e Marina

Aninha e Titi

Quero ler mais Turma da Mônica Jovem!

19 pensamentos sobre “Quadrinhos – Turma da Mônica Jovem

  1. Nossa eu lia quando era criança.. faz um tempão que não vejo.. adorava ler as historias da Monica hahahahaha… e vamos combinar que mudou bastante.. A Arianna não ler quadrinhos..agora que me toquei hahahahaha..
    bjssssss

  2. Tive a oportunidade de ler alguns quadrinhos da Turma da Mônica jovem e adorei! As histórias são bem bacanas e o desenho dos personagens continua lindo!

  3. Eu amo mtoo TMJ eu sou super fã tenho todos até agr tbm lia muito a Turma da Mõnica normal…Em algumas revistas ainda aparece o colorido, e isso me deixa feliz ,pq eu gosto mto de revistas coloridos mais é tudo de bom….

    • Oi Katharina, voce pode entrar em contato com a editora – Panini – para ver se eles disponibilizam os volumes anteriores… acho que a COMIX tbm vende todos

    • Oi Marcela, vc pode comprar a revista e ler toda a historia =)
      Aqui eu estou apresentando as mudancas da turma jovem para a turma que conhecemos =)

Deixe um comentário

