Os Defeitos dos Brasileiros

Existem as pessoas que vão concordar com esse desabafo, existem aquelas que vão absorver o conteúdo abaixo e vão aprender com ele e há sempre aquelas que vão ler, a carapuça vai servir e, talvez por isso, vão simplesmente ignorar…

Primeiramente, pergunto: Qual é a sua imagem do brasileiro? Pessoas alegres, comunicativas, festeiras, simpáticas? Sim, muitos brasileiros possuem essas qualidades.

Só que nem todos são assim: o povo brasileiro sempre foi conhecido pelas suas misturas, seja de cor, religião, nacionalidades e afins. O brasileiro não tem rosto, mas ao mesmo tempo tem quase 200 milhões de feições.

As misturas dos brasileiros também remetem à misturas de defeitos. Não que eu não tenha defeitos, mas algumas características ruins são inerentes a grande parte da população brasileira. Brasileiros atrasados, mal-vistos, motivo de piada… As pessoas se perguntam porque o Brasil não vai para frente porque falta isso ou aquilo… sim, falta muita coisa, e eu fiz uma pequena lista:

Falta educação: o brasileiro quase não agradece, não pede licença, nunca está errado. O brasileiro joga lixo no chão, fuma em lugar fechado, estaciona em lugar proibido, não respeita o trânsito, não acha que as leis se aplicam a ele. Xinga, briga, nunca está satisfeito. Não respeitam os mais velhos, não respeitam as crianças, abandonam. O brasileiro exige, não faz por merecer, vai pro estrangeiro e não respeita a cultura de lá. Brasileiro fura a fila, é individualista, explora tudo e todos.

Falta honestidade: brasileiro é corrupto, é bandido, mente, assalta, é assaltado, tem medo, foge, mata, estupra… e fica no máximo 30 anos na cadeia… dá golpe e nunca acha que vai ser enganado. O brasileiro não deixa a Justiça atuar, sempre recorre, deixa qualquer pessoa contaminar cena de crime. O brasileiro é aproveitador, quer levar vantagem em tudo, não sabe compartilhar. O brasileiro se esforça para se dar bem, mesmo que tenha que passar por cima dos outros, trapaceia, falsifica e não assume a culpa.

Falta senso de coletividade: O brasileiro fecha cruzamento, bebe e dirige, polui o ar e água. Brasileiro se preocupa pouco com o meio-ambiente, é espaçoso e depois reclama. Brasileiro não pensa nos outros, ignora atendimento preferencial, não cede. Brasileiro faz greve, mesmo sabendo que isso prejudicará muitas pessoas. Brasileiro participa de briga de torcida de futebol, mas não é ativista quando precisa. Brasileiro acha que sinalização não necessariamente é regra, mas quando se acidenta faz parte das exceções.

Falta inteligência: Brasileiro não tem preconceito, mas aceita cotas raciais, brasileiro reclama da nossa posição no estrangeiro, mas elege um presidente semi-analfabeto. Ao mesmo tempo em acha que o país deveria incentivar a cultura (leitura, dança, cinema etc), assiste programas de TV que claramente valorizam a estupidez. Brasileiro acha que fala espanhol e não entende quando alguém conversa nessa língua com ele. Acha que, ao conversar com m estrangeiro, basta falar um português devagar e ALTO para ser entendido. Acha que dinheiro é sinônimo de inteligência, mas não usa o dinheiro para pagar uma boa escola… Fala que mora em um país lindo, livre e afins, mas não enxerga que ainda existe censura e manipulação de informação na mídia. O brasileiro também está esquecendo a própria língua, pois não entende que internet é uma ferramenta que não substitui educador. O brasileiro prefere “dar o troco” a negociar.

Falta respeito: O brasileiro faz barraco para sair impune, o brasileiro bate em mulher, comercializa crianças, usa e vende drogas, destrói a Amazônia. O brasileiro não leva eleições a sério, acha que nunca vai mudar, sussurra que tal político é corrupto, mas não denuncia. O brasileiro faz piada dos outros, ofende e não pára. Fala pelas costas, critica, mas sente inveja e copia. O brasileiro gosta de pornografia, violência e sensacionalismo. O brasileiro grita ao invés de conversar, não resolve e sim passa os problemas para frente.

O Brasileiro não imagina o quanto essas faltas fazem com que o país seja criticado no exterior.

Por fim eu admito e concluo: Brasileiro é cômodo… se julga melhor que tudo e todos, acima de qualquer coisa… e enquanto continuar assim, o país não vai evoluir!!!

Anúncios

6 pensamentos sobre “Os Defeitos dos Brasileiros

  1. Jesus Cristo Avemaria… assino embaixo e vou ali dar RT…hauhau.

    Só naõc oncordo com uma coisa. Que o brasileiro fica 30 anos preso…acho que NUNCA deve ter existido um que ficou, porque a maioria finge bom comportamento (pq brasileiro também sabe fingir muito bem – porque é simpático e legal) e sai com uns 5 anos.

    Na verdade…a gente nasceu com certeza no lugar errado… né?!

    =)

  2. Adorei o Texto Nanda! *-*

    E concordo com a maior parte do que você escreveu. Vou dar RT; coisas assim devem ser incentivadas.

    Mas não prometo tanto sucesso. Afinal, hoje é a final do BBB. ¬¬

  3. Poxa, tudo do que você escreveu existe nos outros países. Concordo que a gente não fala “por favor”, “licença” etc… mas isso não quer dizer que não temos educação.
    Eu acho que quando estamos tão tristes com algo, só observamos o que há de errado e fazemos daquilo o todo absoluto, e não é! Espero que vc viva em uma comunidade que lhe permita ver o mesmos brasileiros com outros olhos. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s