Como Treinar o seu Dragão – Filme e Livro

Ultimamente, adaptação de um livro para as telonas significa pegar o título, os nomes dos personagens e uns outros poucos elementos… o jeito é se acostumar!

Acho que assim você aproveita ambos, sem estresse!

Hoje assisti Como Treinar o Seu Dragão em 3D e li o livro há 12 dias…

Posso falar que ambos são incrivelmente interessantes!!! Recomendo tanto o livro quanto o filme! Por isso vou comentar sobre ambos em separado, simplesmente não dá para comparar!!!

O LIVRO – Autora: Cressida Cowell

Soluço Spantosicus Strondus III é um garoto que deve capturar e treinar um dragão para provar que merece ser um homem-viking. Depois que de quase morrer no ninho dos dragões, ele consegue capturar um dragão tão pequeno que nunca seria digno do próximo líder dos Vikings de Berk – vilarejo em que os dragões são animais de estimação.

Para treinar seu dragão, ele recorre ao livro “Como treinar se dragão” (com direito à reprodução do livro no livro!), que só tem uma lição: GRITE COM ELE…

Soluço não é imponente e seu dragão, Baguela, é super abusado – ou seja: gritar não resolve.  Na busca de alternativas para o treinamento de Banguela, Soluço tenta falar “dragonês” para conquistar a amizade do dragão e tenta seguir diversas estratégias.

(eu quero contar mais da história, mas aí o livro ficaria sem graça… então vou só citar mais uma partezinha e fazer meus comentários)

No dia do “ritual” no qual os meninos mostram que foram capazes de treinar os dragões, uma confusão acontece e depois de vários acontecimentos, Soluço descobre um dragão ENORME na praia da ilha de Berk… a partir daí, o garoto vai arquitetar (inteligentemente) um plano para livrar sua vila dessa ameaça!

O livro é infantil sim, mas super divertido. É uma leitura rápida, agradável e engraçada (que fica ainda mais hilária com os desenhos de Soluço). Recomendo para mães e pais que gostam de ler para os filhos e para todo mundo que busca uma leitura light e legal!

Gostei dos cortes, da tradução (os nomes ficaram fantásticos), das ilustrações (óbvio)… A Editora Intrínseca está de parabéns… e eu mal posso esperar pelo lançamento dos próximos livros da série (sim, é uma série XD).

O FILME – Distribuído pela Dreamworks

Assisti ao filme em 3D e na versão dublada! Acho que, na maioria dos casos, animação dublada é tão interessante quanto a versão legendada (mesmo que algumas piadas sejam perdidas), ainda mais que eu já estava familiarizada com os nomes dos personagens. Admito SIM que a história é completamente diferente da história do livro, mas eles conseguiram fazer funcionar.

No filme, o vilarejo de Berk é constantemente atacado por dragões. Soluço continua sendo um menino atrapalhado que e filho do líder do vilarejo, mas dessa vez ele deve MATAR um dragão para ser considerado um viking de verdade.

Só que durante um ataque de dragões, Soluço conseguiu atingir um Fúria da Noite (Banguela) – o dragão mais temido pela vila. Ele queria capturar e matar esse dragão, muito temido, para provar que poderia ser um viking de verdade. Acontece que o garoto realmente captura o dragão com uma de suas invenções, mas se acovarda e não consegue matar o animal.

Aos poucos, Soluço consegue fazer amizade com o animal (inclusive constrói uma prótese para o animal, para que ele possa voar novamente)  e vai descobrindo o mundo dos dragões (utilizando seus conhecimentos na arena de treinamento, com outros jovens vikings). Astrid, uma das jovens vikings, suspeita do repentino “jeito” de Soluço e acaba conhecendo Banguela!

Em uma cena bem “A whole new world” de Aladdin, Banguela acaba levando Soluço e Astrid para o ninho dos dragões, onde eles descobrem a existência de um gigante dragão, o qual parece ser muito cruel.

Quando Soluço volta para a vila e decide revelar seu aprendizado acerca dos dragões, ele decepciona o pai (que esperava que ele fosse um matador) e acaba revelando uma maneira de chegar ao ninho.

Numa batalha emocionante, vikings e dragões enfrentam a criatura gigante (e não vou contar o que acontece, pois não sei quem viu XP)

No final, eles acabam acolhendo os dragões como animais de estimação (estratégia para uma continuação ou a melhor opção para desfecho do filme?)

Só tenho uma reclamação acerca do filme: os produtores não dedicaram muito tempo aos efeitos 3D…

_________________________________________________________________

A verdade é que agora eu quero um dragão igual ao Banguela… só não sei se prefiro a versão do filme (meigo e fiel) ou a do livro (bonitinho e sapeca)!!!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Como Treinar o seu Dragão – Filme e Livro

  1. Nooooooooousssssaaaaaa… muito diferente mesmo o filme do livro!!!

    Eu adorei o filme…é super fofo… e pelo jeito tb vou adorar o livro…. mim empreeeeeesta?!?!!? hihihihi

    =p

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s