Se você fuma, o problema não tem que ser meu!

Ainda hoje, muitas pessoas são vítimas do vício do cigarro. Ainda hoje, muitos acham que fumar é chique, emagrece ou acalma os nervos. Eu confesso que o cigarro só me dá dor de cabeças!!!

Primeiramente, tenho alergia à nicotina e a fumaça do cigarro, principalmente, me faz muito mal: fico com dificuldade de respirar, fico com a pele toda irritada e coçando e isso me deixa com um mau-humor que ninguém agüenta.

E outro problema que tenho é com a falta de senso de coletividade de muitos (grande maioria mesmo) fumantes. Não sei até onde a falta de senso está relacionada à falta de educação e de respeito… mas sei que ela existe.

Não importa ao fumante se existe lei contra fumar em lugares fechados, é certo que muitos acham BEM ruim de não poder comer e fumar ao mesmo tempo (bando de nojentos, na minha opinião!); não importa ao fumante se existe crianças ao seu lado, o fumante acende um, dois ou três cigarros ao lado da criança e ainda tem a cara de pau de soprar a fumaça na cara delas; não importa ao fumante se existe uma ou cinco pessoas ao seu lado, tem fumante que vai soprar a fumaça na direção dessas pessoas e ainda vai achar ruim se alguém reclamar.

Ninguém merece ser fumante passivo, uma vez que os estragos são os mesmos! O pulmão de um fumante passivo (aquela pessoa que inala a fumaça dos fumantes) é tão prejudicado quanto o de um fumante cotidiano e os riscos de doenças, como câncer, são quase os mesmos. Custa evitar esses problemas e respeitar o espaço alheio?!

O fumante NÃO é dono da rua, não é dono dos restaurantes, dos Shoppings Center, de absolutamente nada. Então porque não evitar fumar em locais públicos? Porque não respeitar as pessoas, que diferentemente dos fumantes, não fuma? Gostaria que eles tomassem vergonha na cara – isso mesmo, VERGONHA NA CARA – e vissem o quanto eles são inconvenientes…

Parece que é difícil, sim! Já passei diversas vezes por pessoas fumando EMBAIXO de uma placa de proibido fumar, e quando reclamei o que a pessoa fez? Olhou com cara feia e ainda fez questão de soprar a fumaça na minha cara! Fui então falar com o segurança do Shopping, que NEM SABIA DA EXISTÊNCIA DA PLACA!

Gente, muitos Shoppings possuem locais certos para fumar, mas esses locais DEVEM ser longe da porta, caso contrário, as pessoas continuarão fumando na porta e soprando a fumaça nas pessoas que entram no Shopping (o que chega a ser falta de educação) e DEVEM ser respeitados: se você vai para um fumódromo, não adianta ficar na porta, com ela aberta, porque você não gosta do excesso de fumaça (quem gosta de fumar é você)! E locais que tem área de fumante: separem decentemente as áreas, uma vez que tem locais em que a área de fumantes acaba onde começa a área de não-fumantes e acabamos sofrendo com a fumaça do mesmo jeito!

Cigarro não faz bem e gostaria muito que as pessoas entendessem que, se elas escolheram fumar, que façam isso BEM LONGE DE MIM, que escolhi não fumar!!!!

14 pensamentos sobre “Se você fuma, o problema não tem que ser meu!

  1. Eu fumo às vezes, bem às vezes mesmo, e concordo com você.
    Acho que os fumantes tem que saber seu lugar, e parar de fumar perto das pessoas que não fumam e se sentem incomodadas. Pena que nem todos os fumantes pensam que nem eu ou voce :/

  2. Certíssima!!!! Acho importante o fumante saber que não pode fumar perto das pessoas, principalmente em lugares fechados, e isso acontece muito.
    A propósito, ótimo texto 🙂

  3. Oi Linda, super apoio vc!
    Detesto cigarro e as pessoas fumantes insistem em achar que temos que aturar o vício delas. #prontofalei

    Obrigada pela visitinha no blog, viu?

    Bjux,
    Paula

  4. Concordo com vc, não somos obrigados a fumar e aguentar fumaça desse povo nojento que fica fumando em tudo que é lugar.
    Dá raiva mesmo, vivo com o povo q fuma perto de mim.

  5. Sabe uma coisa tão péssima quanto tudo que vc falou? Fumante acha que a rua é lixeira. Eles podem até não jogar papel, lata, garrafa na rua, mas fazem questão de jogar o cigarro e ainda por cima aceso. É incrível, parece que o chão atrai ou os super espertos e inteligentes fumantes acham que cigarro não suja a rua como qlqr outro tipo de lixo.
    Não são todos, claro, mas até hj na minha vida eu só vi 1 pessoa que fuma e quando acaba apaga a bituca e guarda numa latinha na bolsa, a Sel, mas eu ainda acho que ela não deveria fumar…ahahha

  6. Pingback: Links da semana « Bem Bonito

Deixe um comentário

