Uma nota sobre o Dia Internacional das Mulheres…

(Esse post foi propositalmente agendado para hoje, na tentativa de demonstrar discrepâncias entre a celebração do dia da mulher e a condição feminina atual)

 

De acordo com meus conhecimentos, o Dia Internacional da Mulher é uma data histórica que celebra a luta feminina pela igualdade. No entanto, vejo que muitas pessoas não levam isso bem a sério e acham que postarem um “Parabéns”, como se tivessem acabado de ver um aviso de aniversário em uma rede social, é a única atitude a se tomar…

 

Na grande maioria das vezes, percebo também que o Dia Internacional das Mulheres virou mais um dia de celebração da beleza feminina, enquanto deveria celebrar MAIS (não estou excluindo beleza da equação) a força de vontade, persistência e competência da mulher.

 

Alguns homens – não posso falar que são poucos, mas também não posso afirmar que são muitos – ainda enxergam as mulheres como simples troféu ou instrumento necessário para se afirmar na sociedade… muitos homens machistas acham que é suficiente um “Parabéns” no Dia Internacional das Mulheres e continuam a ser machistas e a não aceitarem a emancipação feminina nos outros dias do ano! E algumas mulheres também se enxergam assim: são os corpinhos bonitos que desfilam no Carnaval, são as mulheres que sofrem violência doméstica caladas, são mulheres infelizmente limitadas socialmente por algum motivo (não vou discutir religião, criação familiar etc).

 

Não somente no dia 8 de março, mas durante o ANO TODO, milhares de mulheres batalham por um emprego para sustentar a família (nem sempre o homem é um chefe de família… pelo menos não mais), batalham por um bolsa escola, defendem uma cidade ou até um país, buscam promoção no emprego, buscam um diploma, tentam demonstrar suas habilidades, fazem a diferença para o mundo…

 

Sabia que muitas organizações não-governamentais preferem ceder bolsas/auxílio para mulheres, pois é comprovado que as mulheres são bem mais capazes de repassar conhecimento, aumentando assim a riqueza de regiões?

 

Mesmo com os esforços femininos, a  mulher continua sendo excluída, vítima de violência (sexual, doméstica, preconceito), perde oportunidades boas pelo simples fato de serem mulheres, ganham salários inferiores… muitas mulheres ainda estão a sombra dos homens, o que não é o correto – cada indivíduo deve ter sua INDIVIDUALIDADE e devem ser RESPEITADOS por isso!

 

Mulher pode ser astronauta, bombeiro, policial, presidente… pode ser mãe, tia, avó e ainda se virar em mil para ser feliz… Não se pode julgar uma mulher porque ela nasceu mulher… e isso AINDA tem que ser mudado nesse mundo!!!

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Uma nota sobre o Dia Internacional das Mulheres…

  1. Apoiada Nanda! Tem mulher que acha que 8 de março é dia de ganhar flores e presentes e nem percebe o significado do dia. é sobre reconhecimento das diferenças na luta pela igualidade e tratamento digno.. quantas mulheres tem um dia duplo de trabalho, fora e dentro de casa pra sustentar a familia ne… a banalização de datas assim me entristece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s