Um outro lado das encomendas internacionais…

Sabe quando você faz aquele achado de maquiagem ou roupa ou jogo ou qualquer coisa no Ebay ou até mesmo em um site independente? Fica toda empolgada, mas na hora de pedir lê, em letras garrafais: NÃO ENTREGAMOS NO BRASIL. Aí você xinga…

Ou sabe quando sua encomenda demora dois meses para chegar ou chega com defeitos? Você prontamente vai reclamar com a marca, óbvio – Aí sabe o que a marca faz? De tanta dor de cabeça, extravio, atrasos, danos provocados entre o momento que ela envia pelos correios de seu país até o momento em que a encomenda é entregue pelos correios do Brasil, ela DESISTE de vender para Brasileiros…

Aí ficamos sem poder receber novidades, sem poder repor nossos estoques de produtos, sem poder completar uma coleção etc…

Você já parou para pensar que se a marca consegue enviar para todos os lugares do mundo menos o Brasil, o problema pode não estar na marca? Se uma caixa da China para os EUA demora uns 15 dias no máximo ou uma caixa dos EUA para a Austrália demora também uns 15 dias, você não consegue enxergar que é um problema DENTRO do Brasil que nossas encomendas levam 2 MESES para chegar?

Você já parou para pensar que sua encomenda pode ter voltado ao remetente porque você escreveu o endereço errado ou incompleto? Ou porque você não estava em casa para assinar/receber?

Passe um mês pedindo encomendas em outro país – na Argentina, por exemplo (que é aqui do lado), para ver se não chega mais rápido e em melhor estado que uma encomenda vinda para o Brasil…

É muito mais fácil culpar a empresa, porque você pagou para ela: algumas empresas estão dispostas a ajudar, outras vão simplesmente falar que o problema é seu/do seu país.

Que tal procurar outros possíveis “culpados”, que tal olhar para o próprio umbigo e reconhecer que você pode ter errado na hora de fazer o pedido? Que tal ter paciência e compreensão para esperar os Correios entregarem sua encomenda antes de encher a empresa de reclamação?

E um vendedor não tem condições de sair puxando a orelha de todos os carteiros dizendo: “Essa caixinha é de fulano, ele está esperando, anda logo!”, porque isso seria desacato a um funcionário público e não necessariamente resolveria o problema! (Lembrando que tirando os Correios, são pouquíssimas outras opções de entrega dentro do Brasil – e todas passam pela Receita Federal – e os Correios tem uma forma de monopólio garantida pelo governo)

Já entendeu, né? Você prefere continuar com os chiliques? As marcas podem muito bem parar de comercializar no Brasil para não terem dor de cabeça… Na melhor das hipóteses, a empresa muda o modo de envio (para DHL ou EMS, por exemplo) e aí você vai receber rápido, mas o bolso também vai esvaziar rapidinho por causa dos impostos! Você quer viver em um país obsoleto, isolado e sem muitas possibilidades de escolha ou quer pagar 100% de imposto sobre suas encomendas? Acho que nenhuma das duas, né?

Eu acho mil vezes pior uma empresa desistir do Brasil, para evitar prejuízos maiores, do que uma pessoa, por causa dos Correios ou de um erro da própria pessoa, desistir da empresa… quem tem menos a perder é a empresa, pense nisso!!!

É claro que ficamos ansiosos para receber as nossas encomendas, ÓBVIO… claro que ficamos desesperados quando demora… mas custa um pouco de paciência e compreensão? Custa tentar analisar um pouco as possibilidades? Custa EDUCAÇÃO, também? Já disse aqui antes que falta de educação e xingamentos não levam ninguém a lugar nenhum…

(Para ilustrar a importância da espera e compreensão, chegou hoje meus quatro livros da Amazon  – dos EUA – que foram enviados dia 26/02 e ontem, depois de mais de um mês, foi atualizado nos Correios que o meu jogo Lego Harry Potter foi conferido – ele foi enviado dia 16/03 da Inglaterra, e até ontem os Correios do Brasil nem reconheciam que ele existia – eu ja estava pronta para entrar em contato com a loja, para ver se os produtos haviam sido devolvidos!)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s