Por uma vaidade mais vegana…

Cada dia que passa, conheço mais pessoas vegetarianas e algumas veganas (não consomem nada de origem animal). Eu não sou vegana nem vegetariana, e não serei hipócrita ao falar aqui que as pessoas devam parar de comer carne e coisas assim, porque eu não condeno isso – até os bichos matam uns aos outros para se alimentar. Quem me conhece sabe que eu gosto muito de carne, mas evito carnes que lembrem o animal, como coração, costelas, asas etc (acho que só no caso de frutos do mar que não me importo com essas coisas).

No entanto, esse post é para falar do consumo de animais para a vaidade, que aí sim eu acho errado: uma coisa é um animal morrer porque ele tem nutrientes essenciais a sua sobrevivência e outra coisa é um animal morrer porque você quer ter um acessório novo no guarda roupa. Quando os homens usavam peles, há MUITOS anos atrás, é porque a sociedade em que eles viviam não oferecia alternativas para que eles sobrevivessem ao frio e o uso da pele de animal era o diferencial para garantir a sobreviência. Não estava disponível o couro sintético, ou os casacos de algodão… Só que agora existe tanta alternativa e mesmo assim as pessoas usam animais por vaidade, que eu acho que matar animais para satisfazer a vaidade das pessoas é algo egoísta e desnecessário!

Se você quer ficar mais jovem ao usar um produto que tem lágrimas de bebês focas, procure saber antes de adquirir os produtos, se os bebês focas não foram espancados até a morte com um remo para se extraírem as lágrimas… Se você tem nojo de insertos, evite produtos com o corante vermelho Carmine (feito de insetos)… Se você adora coelhinhos, ovelhinhas e afins, pare para pensar em quantos desses animais são mortos brutalmente para fazer roupas, pincéis de maquiagem e outros itens que você provavelmente usa no seu dia a dia…

Se você é daquelas pessoas que torcia para os 99 filhotes no filme 101 Dálmatas ou treme toda vez que vê imagens de animais sofrendo, acho que você deve pensar nessas coisas antes de comprar, afinal não adianta nada você condenar testes em animais e coisas assim e sair correndo para comprar um acessório com pele de coelho, um casaco de lã para o inverno, um sapato de couro de crocodilo ou um cosmético que mata vários animais por dia para testar o funcionamento do produto.

Para satisfazer a sua vaidade não é preciso virar uma vegana radical, mas acho que não custa nada mudar alguns hábitos. Dê preferência a produtos com o selo do PETA ou da Sociedade Protetora dos Animais, e a produtos veganos (algumas marcas já sinalizam quando o produto é vegano). Se esses produtos crescerem no mercado, outras marcas podem se mobilizar para alterar seus hábitos! E isso pode mudar o mundo… e com certeza você será uma pessoa melhor! Querendo ou não, ainda hoje muitas empresas ainda fazem testes em animais, preferem matar animais do que investir em pesquisas de alternativas, preferem ignorar o fato de que matar animais por pura vaidade pode levar espécies à extinção.

CF1

Eu parei para pensar nisso há mais ou menos um ano… e decidi mudar meus hábitos relacionados a vaidade. Isso não significa que TODOS os produtos que eu tenho são veganos e/ou Cruelty Free, mas significa que eu estou mais atenta a esses pontos e agora prefiro gastar meu dinheiro com produtos com essas características! Agora, antes de comprar, eu gosto de ver os ingredientes dos produtos, gosto de olhar o site do PETA, estou criando um hábito… e aos poucos tento transformar meu estoque de cremes, maquiagens e roupas em coisas que não me façam pensar em testes em animais, maus-tratos e coisas parecidas.

2 pensamentos sobre “Por uma vaidade mais vegana…

Deixe um comentário

