Em busca de uma oportunidade como trainee…

Como o FLICKR está fora do ar e como estou fazendo esse post no intervalo da aula do MBA, o assunto e os recursos são mais limitados. Vou falar, portanto, de algo que tem feito parte do meu cotidiano nos últimos meses: programas de trainee. Isso que estou vivendo: um mundo de provas, entrevistas e mais, em busca de uma ótima oportunidade de se inserir no mercado de trabalho.

Uma das maneiras de se inserir no mercado de trabalho atual é através do programa de trainees. Um trainee é aquele profissional que não é especialista e está em fase de aprendizado (recebendo treinamentos e sendo colocado em diversas áreas da empresa).

Por que ser trainee? Além das ótimas oportunidades de carreira, um trainee adquire muito conhecimento em pouco tempo – o que é fantástico! E para diversas áreas, devido a concorrência no mercado, é uma das melhores maneiras de ingressar em uma empresa reconhecida e grande.

As fases: normalmente, para ingressar em uma empresa através do programa de trainees, você deve passar por fases. Além do cadastro, as empresas nos fazem passar por provas e atividades online, provas presenciais, dinâmicas de grupo, entrevistas e mais entrevistas – e algumas empresas ainda adicionam outras atividades no meio. É cansativo? Sim! Muitas vezes, as atividades presenciais ocorrem em outros estados, o que torna o processo ainda mais cansativo. No entanto, se é isso que você deseja para seu futuro, acredito que vale a pena o esforço.

Como escolher os processos? Analisar e decidir acerca da empresa onde você quer trabalhar é um dos pontos mais importantes na escolha dos programas de trainee. Não adianta se cadastrar em um programa para uma empresa que não condiz com você, só por se cadastrar. Veja se o perfil da empresa bate com o seu perfil, se as condições de trabalho atraem – muitos programas de trainee existem viagens longas, mudanças de cidade e afins, o que pode ser algo complicado para muitas pessoas, se você atende o que eles pedem – línguas estrangeiras, especializações etc (se você não atender os requisitos, menor será sua chance você terá de continuar no processo).

Sabe aquelas regrinhas de vestuário, de conduta e afins? Não contam muito. Seja você mesmo, respeite os outros e mostre porque você é diferente e vai adicionar à empresa (não necessariamente sua formação acadêmica vai contar muito, mas quem você é como pessoa é bem importante).

O mais importante: NÃO DESISTIR! Você com certeza receberá muitos NÃOS, pode ser eliminado do processo na última fase e isso pode ser frustrante. Erga a cabeça e continue! Tente aprender com os erros, ganhar mais confiança, ficar mais a vontade nos próximos processos, assim você tem mais chances de seguir adiante.

Lugares que eu recomendo para se cadastrar em programas de trainee: www.ciadetalentos.com.br/ e www.vagas.com.br (nesses sites, você coloca seu currículo, tem acesso ao cadastro no programa de trainee das maiores empresas – esses sites enviam as oportunidades por e-mail)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s