Guia Cosplay – Acessórios

Nesse segundo post sobre Cosplays, vim falar dos acessórios principais que compõem a fantasia e como eu costumo fazer os meus.

Mais uma vez, recomendo que procurem imagens que demonstrem com detalhes todos os objetos que você irá fazer/comprar para seu cosplay. Como exemplo, uso a foto que peguei para meu cosplay de Nojiko (personagem do anime One Piece):

Ela tem uma arma (o martelo), uma pulseira dourada, uma fita vinho no cabelo e cabelo azul (como não tenho cabelo azul, opto pela peruca… sinalizar antes o que você precisa é como fazer uma checklist/lista de compras, com a qual você consegue se organizar melhor. No final, consegui reproduzir todos esses itens sinalizados:

 

Bijuterias: Muitos personagens, principalmente os femininos, utilizam acessórios específicos. Seja pulseiras, anéis, colares, brincos, broches e afins, é sempre possível reproduzir esses objetos de alguma maneira. É possível comprar alguns acessórios mais simples, como pulseiras, colares e anéis que não tenham um símbolo específico do desenho. Normalmente, nos centros das cidades existem MUITAS lojas de bijuteria onde é possível encontrar esses acessórios já prontos para vender, só peneirar nessas lojas e ir com muita paciência e tempo. Ou você pode comprar miçangas, fechos, elos, pingentes etc e montar seu próprio acessório. Para montar uma bijuteria você precisa de corrente (de linha ou metal), nylon ou fios silicone para fazer a estrutura da bijuteria em casos de pulseira e colar, ou pode adquirir fundições (que são estruturas de metal para que a bijuteria tenha um determinado formato) e colar pedras, strass e afins. Nos locais que vendem as peças de montagem, você encontra todo o material (cola, strass e afins) para fazer a bijuteria do jeito que desejar e o que precisa para montar isso, normalmente, é alicate (pode ser aqueles de caixa de ferramenta) e tesoura.

 

Confeccionando acessórios: Claro que nem sempre você encontra as peças para completar seu cosplay e deve buscar outras maneiras de fazer os acessórios. Uma coisa importante ao confeccionar acessórios é: RECICLE! A garrafa de refrigerante pode virar uma bazuca, um cabo de vassoura velho pode ser uma bengala ou a sustentação te outra coisa, um pedaço de pano rasgado pode virar um tapa olho, um pedaço de papelão pode virar uma espada… acho que deu para entender que o que pode ser lixo para alguns pode ser transformar naquele detalhe crucial do seu cosplay, né?

Para transformar os materiais recicláveis em acessórios para o seu cosplay, existem várias opções: resina, biscuit, papel machê. O que eu mais gosto de mexer é papel machê: uma mistura de papel (ou guardanapo, ou papel higiênico ou jornal) com cola branca e um pouquinho de água, que vira uma pasta. Quando essa mistura seca, vira uma placa bem dura! Você pode modelar a pasta de cola e papel enquanto ela não seca ou pode fazer uma armação e outro material (massinha, papelão, garrafa etc) e revestir essa armação com papel machê, para que fique mais resistente e firme – depois que secar, é só passar tinta e fica bem legal. Para conseguir um resultado mais liso, você pela a folha de jornal, aplica na superfície da armação e passa cola em cima para que o papel endureça e para que não precise ficar acertando tanto com o fim de deixar tudo nivelado. A maior vantagem do papel machê é sua acessibilidade: cola branca e jornal são coisas super fáceis de conseguir!

A resina e o biscuit são os mais difíceis de se mexer e de achar. Você normalmente compra a resina e massa de biscuit prontas (não precisa fazer a massa), em lojas super especializadas e deve modelar com cuidado para atingir o resultado: a massa de biscuit seca com calor e a resina deve ser “derretida” para ficar moldável, depois que você conseguir fazer o que queria, a resina deve ser resfriada para ser utilizada. Moldar biscuit é bem complicado, porque tende a ficar com rachaduras quando seca se você não souber moldar direito e a resina tente a ficar com as marcas de dedos (digitais) muito facilmente e por isso recomendo fazer moldes. Para fazer moldes de acessórios, você pode usar massinha de modelar de criança, deixar a massinha no sol para que ela fique mais dura e depois jogue a resina ou o biscuit dentro – isso é muito útil em caso de colares/pingentes em formatos específicos.

Para finalizar os acessórios, você pode pintar com tinta de artesanato (existem tintas foscas ou tinta metálica – em caso de imitações de armas etc, prefira as tintas metálicas), usar um molde de papel para aplicar um desenho no acessório, pode aplicar strass ou pedras para finalizar e até verniz transparente para dar um brilho a mais.

 

Perucas: um dos acessórios mais legais e talvez mais importantes de um cosplay pode ser a peruca. Personagens de desenho podem ter um cabelo mais louco que o outro – azul, verde, roxo, branco… e se você for pintar seu cabelo cada vez que fizer um cosplay, seu cabelo não necessariamente vai resistir. Além disso, os personagens podem ter cabelos mais curtos ou BEM mais longos que o seu e isso exige pelo menos apliques. É importante analisar bem esses fatores antes de adquirir uma peruca, pois elas nem sempre são baratas – o melhor material para peruca (aquelas que parecem cabelo de verdade e não fica parecendo aqueles homens vestidos de mulher no carnaval) é de Kanekalon, um nylon japonês super fino. E por ser nylon, é BEM mais difícil moldar – não é possível expor a peruca a altas temperaturas, como chapinha ou babyliss – então pense antes de comprar e procure a peruca que se adéqua a suas necessidades, seja por um cabelo cacheado ou um cabelo super liso. Cortar o cabelo ou fazer um penteado são coisas mais fáceis e possíveis de se fazer com a peruca: para cortar, coloque a peruca em você – porque o corte tem que se adaptar ao seu rosto – e procure um cabeleireiro ou algum amigo que tenha alguma noção de cortes de cabelo para a peruca não ficar torta e você ter desperdiçado seu dinheiro; para moldar e fazer penteados, você pode usar mousse e laquê sem problemas, mas ainda recomendo ajuda para que a peruca fique exatamente do jeito que deseja.

Para colocar a peruca, recomendo duas coisas: uma touca de meia-calça/meia fina e grampos de cabelo/presilhas (tictac). Primeiro você deve deixar seu cabelo bem rente ao couro cabeludo – e firme também – e para isso deve usar os grampos ou presilhas (você pode aplicar gel ou outro produto semelhante para reduzir o volume do cabelo). Depois que estiver tudo bem preso, coloque a touca de meia fina, fazendo com que os fios de cabelo soltos fiquem dentro da touca, de forma a ficar bem justa ao cabelo e – se quiser – coloque presilhas firmando a touca no couro cabeludo. Depois disso, coloque a peruca e ajuste-a para que a touca não apareça.

O melhor lugar (o mais barato!) para se comprar uma peruca é a internet – e-bay e mercado livre possuem grandes variedades de opções (sempre olhem a reputação do vendedor). Para comprar no e-bay, que é bem barato e tem a maior variedade, você deve ter cartão internacional e o prazo de entrega pode ultrapassar DOIS MESES (se você for comprar lá, tem que ter isso em mente, porque senão a peruca não chega a tempo do evento que você vai usar o cosplay). No mercado livro, dê preferência para pessoas que tem a peruca de PRONTA ENTREGA, senão pode demorar os mesmos dois meses do ebay e você ainda paga mais caro por isso. Outra opção é negociar com outros cosplayers: em fóruns e comunidades de cosplay é possível que você consiga perucas de segunda mão (usadas) por um preço mais acessível e com pronta entrega!

 

Acredito que com essas dicas seja possível adquirir/confeccionar os acessórios essenciais para seu cosplay!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Guia Cosplay – Acessórios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s