Filme: Amanhecer (Parte 1)

Hoje vim falar do filme “Amanhecer Parte 1”. Antes de mais nada, acho importante ressaltar que eu li os livros e que eu gosto sim da série (já tive fã-clube de Crepúsculo, tenho vários itens da série e guardo os livros com muito carinho). Também é importante colocar que acho que Stephenie Meyer podia ter encerrado a série em Eclipse, porque Amanhecer é meio desnecessário (imagine se aquele epílogo do último livro da série Harry Potter tivesse virado um livro inteiro… foi algo assim que Stephenie fez!).

O filme começa com o casamento, óbvio. Achei que o pessoal do cenário fez um ótimo trabalho, o casamento rústico ao ar livre, com cadeiras de tronco, ficou muito bonito! E teve participação especial da autora Stephenie Meyer nessa cena. E depois o casal Bella e Edward parte em Lua de Mel para o Brasil! Passaram o Rio de Janeiro em 2 minutos só para falar que eles vieram até aqui gravar e mostraram o de sempre: o Cristo Redentor, gente se agarrando, samba e bebidas… mas o local que eles escolheram para a Lua de Mel é realmente lindo (acho que o nome do local é Saco de Mamanguá)! Pelo menos todo mundo (incluindo Robert Pattinson) fala português e não espanhol. Todo mundo que acompanha um pouco, sabe que eles gravaram cenas bem mais quentes na parte da Lua de Mel e que os produtores cortaram essas cenas para manter a censura baixa. Acho que nesse filme cabia esse toque mais apimentado – espero que eles incluam as cenas no DVD!

Fica claro que Amanhecer é uma boa adaptação se for comparar com o livro. Quem leu o livro vai perceber o esforço da produção para manter o filme fiel a história, com as cenas e frases de efeito – senti falta da frase “Porque estou toda coberta de penas?” durante a Lua de Mel e gostei muito da cena do imprinting… Mesmo assim, não dá para ignorar que o filme possui aquele ar extremamente barango/meloso/clichê – fazer o que se essas características já estavam presentes como grandes defeitos do desfecho dado por Stephenie Meyer, acho que nem tinha como evitar. Ou seja: eu não gosto do livro e não foi tão diferente com o filme (na verdade, algumas cenas ficaram bem mais patéticas, como a da escolha do nome do bebê). Gostei que eles pegaram cenas de todos os filmes anteriores para compor lembranças – não ignorando os filmes anteriores da franquia – e gravaram algumas cenas novas.

Claro que não dá para evitar o comentário: mais uma vez, a atuação de Taylor Lautner deixou os outros para trás (e nem adianta falar que isso é porque ele só aparece sem camisa, porque ele só aparece assim uma ou duas vezes) – na verdade eu acho todos os atores do lado dos lobisomens fantásticos (conseguem me convencer que saíram direto do livro de Stephenie Meyer) enquanto alguns atores do lado dos vampiros não me convencem tanto. Eu juro que me esforço para ver alguma coisa a mais na Kristen Stewart ou no Robert Pattinson, mas eles simplesmente não me convencem tanto quando o Taylor: eles são os personagens principais e os coadjuvantes continuam roubando a cena. Claro que nesse filme eles estão claramente melhores que nos anteriores, mas não houve nenhuma mudança radical.

Mais uma vez tenho que reclamar um pouco da equipe de maquiagem, batendo na mesma tecla que tenho batido desde o primeiro filme: pó branco é tão caro assim??? Não sei porque, há uma enorme dificuldade de os maquiadores em manterem a pele dos clãs de vampiros branca em algumas cenas. Um dos problemas mais gritantes foi nas cenas noturnas da lua de mel: você vê claramente que a pele do braço de Edward está sem maquiagem – não pode! Pelo menos eles fizeram um ótimo trabalho com a transformação da Bela de um quase cadáver para uma vampira linda – ótima maquiagem nas duas fases. E não inventaram muito nos cabelos dos Cullens (mas também acho difícil superar os visuais nos dois primeiros filmes)…

E não tenho muitas reclamações sobre o figurino! O excesso de roupa xadrez finalmente foi controlado! As roupas dos Cullens estão mais lindas que nunca (amei os vestidos lilases que a Rosalie e a Alice usam no casamento). Só preciso que alguém me explique como alguém em sã consciência usa um vestido de casamento Carolina Herrera (as costas do vestido ficaram perfeitas e a frente nem tanto) com um sapato tipo Oxford? Isso porque no começo do filme ela aparece com um sapato DIVINO!

Ahn, e tem cena depois dos créditos com os Volturis – que vale muito a pena esperar para ver, porque foi para mim a parte mais interessante do filme!

Vamos ver como fica a parte dois… mas admito que estou com um medo de ver a parte vampiros/x-men transformada em filme!

8 pensamentos sobre “Filme: Amanhecer (Parte 1)

  1. Também senti falta da frase “Porque estou toda coberta de penas?” Essa pra mim seria uma das melhores cenas! A maquiagem como sempre deixou a desejar, mas no fim com a transformação da Bella conseguiu uns créditos comigo. Agora é aguardar a segunda parte….

  2. Devo confessar que não li os livros, não vi os filmes e sinceramente não sou fã da série… simplesmente não me causou interesse… mas li o post e adorei as notas humoristicas e devo dizer que também gosto muito do taylor lautner… 🙂

  3. Ñ concordo q o Robert deixe a desejar em sua atuaçao!!!! Ñ sei como alguem q ñ entende do assunto pode sair criticando as escolhas de profisionais de hollywood!!!!!!!!

    • Oi Stephani,

      se voce gosta do Robert Pattinson, mt bom… conheco varias outras pessoas que gostam. No entanto, acho que eu tenho direito sim a ter minha opiniao sobre ele, mesmo que vc nao concorde, e postar essa opiniao no meu blog PESSOAL =)

      Nao sou critica de cinema, nem nunca vou ser, mas sou fa da serie Crepusculo… e como fa, nao gostei mesmo do Robert Pattinson como Edward quer voce goste ou nao =)

Deixe um comentário

