Filme – Oz, mágico e poderoso

Eu adoro O Mágico de Oz (tudo bem que só vi o filme antigo e alguns desenhos, mas nunca li o livro que inspirou a adaptação para o cinema)!

Fiquei curiosa ao saber ano passado que a Disney lançaria uma versão que contaria o que aconteceu em Oz antes da chegada de Dorothy. O filme estreou, as críticas não foram tão legais e eu praticamente desisti de assistir o filme.

Bom, finalmente juntei coragem e fui assistir o filme. (Cuidado, SPOILERS a seguir!)

oz

Ele conta a história de Oscar (ou Oz, interpretado por James Franco), um mágico fajuto de um circo itinerante, que é também um conquistador barato. Quando suas mentiras veem a tona, ele decide fugir de balão de ar quente. O balão acaba sendo pego por um tornado e Oz vai parar no fantástico mundo de Oz.

A primeira pessoa que ele encontra é Theodora, uma bruxa boa (Mila Kunis) que acredita que ele seja o mágico da profecia – a profecia diz que um mágico com o mesmo nome de Oz, irá derrotar a bruxa má e trazer a paz ao mundo. Ela se encanta por Oz, a ponto de querer ser rainha ao seu lado.

Ela o leva a Cidade de Esmeraldas para apresentá-lo a sua irmã, Evanora (Rachel Weisz), que diz que Oz deve derrotar a bruxa má para se tornar rei, ter direito ao tesouro de Oz e tudo mais.

Oz começa sua jornada com o macaco alado e encontra uma fofa boneca de porcelana pelo caminho. Quando ele acha que está prestes a derrotar a bruxa má, descobre Glinda (Michelle Williams), a bruxa boa do sul. Evanora armou para ela, matou seu pai e todos acham que Glinda é a bruxa má, quando na verdade Evanora que a é. Glinda leva Oscar para seu castelo, onde ela mostra para ele que mesmo ele sendo fajuto, ele pode fazer a diferença para todo o reino de Oz. E enquanto isso, Evanora convence Theodora que Oz está jogando seu charme para Glinda e faz com que Theodora fique má – ela se transforma na bruxá má do oeste (a bruxa verde que conhecemos).

Oz, junto a Glinda e os habitantes do Reino, prepara um plano para derrotar as duas bruxas más e trazer paz a Cidade de Esmeraldas e ao reino. E com ajuda de tecnologia, ele aparece como um grande rosto na fumaça e afugenta as bruxas.

A Mila Kunis está perfeita – tanto como Theodora quanto como bruxa má do oeste. Achei a Rachel Weisz totalmente má (tudo bem que eu fiquei com mais medo dos babuínos do que dela). E eu simplesmente adoro a Michelle Williams. O James Franco também fez um Oz muito legal, reconheço, mas eu tenho birra dele desde Pinneapple Express (e parece que farão a continuação desse filme!) e não consigo me simpatizar com ele em nenhum filme que ele faz.

De qualquer maneira, eu gostei MUITO do filme! Gostei de como eles apresentaram a história/os personagens e amei o mundo de Oz que eles criaram. Também achei interessante as referências que eles fizeram à história original com os espantalhos e com Oz chamando um leão de covarde.

Acho que o filme não marcará como o original, mas eu achei que valeu a pena assistir!

2 pensamentos sobre “Filme – Oz, mágico e poderoso

  1. Eu estou louco para assistir e com seu review fiquei mais animado. Gosto muito do filme clássico e do livro. E pasme o sapatinho da Doroty no livro não é vermelho é prateado! o.O o filme clássico trocou para vermelho para ficar melhor para captar a imagem. Em minha opinião ficou até melhor! =D

Deixe um comentário

